Mau Mau e Paulo Tessuto aceitam o desafio e remixam o sambão Será?! do Rodrigo Pitta - 05/04/2016


Por Flávio Lerner


O músico e artista multimídia paulistano Rodrigo Pitta lançou, no começo deste ano, o single “Será?!”, com participações de Elza Soares e Ana Carolina. Em abril, a Som Livre vai lançar o EP de remixes da canção, que são assinados por ninguém menos que Mau Mau e Paulo Tessuto.

“Eu achei bem legal quando o Rodrigo me procurou para fazer esse remix. Uma música polêmica e subversiva, que faz uma piada com os preconceituosos e ainda desbanca um hit dos nossos carnavais que dissemina o deboche da orientação sexual de muita gente”, declara Tessuto — que é a mente por trás da famosa festa do underground paulistano Carlos Capslock — à House Mag. “Sempre que eu pego um remix para fazer, eu tento deixar ele bem diferente da original. Para essa música eu preservei partes das batidas meio funk, as guitarras, recortei os vocais e também usei o baixo. Todo o restante eu construí aqui no meu home studio, synths, baterias, pad, lead… Pode-se considerar até que eu criei uma nova canção, a original é um samba e esse foi o maior desafio. Deixar um samba com cara de pista darkera”, conclui sobre o seu remix, que foi mixado pelo amigo L_cio e que você pode escutar em prévia abaixo.



Já para Mau Mau, trabalhar com Rodrigo Pitta não é novidade. O DJ já havia remixado “Metrô” — canção do primeiro álbum de Pitta, Estados Alterados — e discotecado na abertura de alguns shows do músico. “Em parceria com o produtor musical Franco Junior, criei duas versões para `Será?!’: a primeira preservando todos os vocais e as percussões brasileiras, e acrescentando um forte groove de pista, sempre presente em minhas produções; a segunda versão é mais instrumental, com repetições de algumas palavras que mudam de efeito constantemente e são impulsionadas por uma forte linha de baixo, perfeita para pistas mais underground”, diz. Mau Mau destaca, contudo, que no EP da Som Livre, apenas o primeiro remix será lançado, enquanto o segundo será disponibilizado em breve no seu Soundcloud.

Com a parceria vocal de Elza e Carolina, a faixa original de Pitta ironiza a tradicional marchinha de carnaval “Será Que Ele É?” e debocha de clichés sobre sexualidade. O single é o primeiro do novo disco, PQP – Porque Pop ou Pátria Que o Pariu, que vai ser lançado em agosto, também pela Som Livre. A House Mag também entrou em contato com o músico, mas não obteve retorno.