Segunda edição do Subtropikal começa neste sábado - 15/07/2017

Após grande sucesso em sua estreia no ano de 2016, o festival Subtropikal ganhará uma nova edição no próximo mês de julho, entre os dias 15 e 22, na cidade de Curitiba. O evento de criatividade urbana, que no ano passado movimentou milhares de pessoas, vai envolver mais de 15 espaços em diversos bairros da capital paranaense em sua programação oficial, oferecendo atividades gratuitas e pagas distribuídas ao longo de uma semana.


Assim como no ano passado, o Subtropikal se divide em três plataformas: Reflita, Explore e Curta. A primeira delas corresponde ao fórum de discussões, que nos dias 19 e 20 de julho vai levar a Capela Santa Maria debates a respeito de diversos temas como assimilação cultural, a nova política, tecnologia e ressignificação de espaços urbanos. O empresário Facundo Guerra, um dos grandes responsáveis pela nova cara da noite paulistana, e as sergipanas Rita Romão e Rouseanny Bonfim, do coletivo Por Mais Turbantes Nas Ruas, são alguns dos convidados que estarão em Curitiba para os painéis de discussão. O arquiteto Manoel Coelho, um representante da ACNUR, órgão da ONU a convite do projeto Linyon de auxílio a refugiados, e profissionais destacados da economia criativa local são convidados a conversar sobre temas variados num total de 10 debates nos 2 dias.


O Explore compreende um circuito com aproximadamente 30 oficinas e workshops dispostos em espaços criativos, que abordam temas diversos como técnicas de design e graffiti, moda, música e o cultivo de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Uma novidade no Explore de 2017 é a ocupação do espaço Naquela Casa: o casarão Bittar (Av. Benjamin Lins, 935), marco arquitetônico do ciclo da erva-mate paranaense e hoje pertencente ao grupo Centro Europeu, receberá intervenções artísticas, workshops, palestras e festas de núcleos como TRNSNT, Discoteca Odara, Sweetuf, além da cantora e compositora Raissa Fayet. No dia 21 de julho, a Rua da Cidadania do Cajuru tambémterá atividades gratuitas apresentadas pelo festival.


Por fim, o Curta, festa de encerramento do Subtropikal, trará pela primeira vez a Curitiba o aguardado show do BaianaSystem. A banda é um dos nomes mais elogiados na música contemporânea brasileira, vencedora em duas categorias no Prêmio Multishow de 2016, incluindo Melhor Hit com “Playssom” e Melhor Disco pela obra“Duas Cidades”, de 2016. O destacado coletivo de músicas curitibanas Mulamba, formado pelas autoras do sucesso “P.U.T.A.”, e o DJ Caê Traven e o MC Alienação Afrofuturista  também integram o line-up da festa, que terá início às 16h na Ópera de Arame, celebrando os 25 anos do icônico espaço curitibano.


Os ingressos e passaportes, além de inscrições para oficinas, já estão à venda e podem ser adquiridos no site www.sympla.com.br/subtropikal


PROGRAMAÇÃO:


Explore:
- Naquela Casa
Onde: Casarão Bittar (Benjamin Lins, 935)
Quando: de 15 a 21 de julho (15 e 16 das 15:00 às 00:00, e de 17 a 21 das 18:00 às 00:00)
Atrações: oficina de drinks, oficina de arte urbana, bazar de marcas locais e apresentação de coletivos musicais.


- Circuito de oficinas
Programação completa com datas, locais e horários em www.sympla.com.br/subtropikal


Reflita:
Onde: Capela Santa Maria.
Quando: 19 e 20 de julho, das 16:00 até as 22:00
Atrações: Facundo Guerra, Manoel Coelho, Por Mais Turbantes nas Ruas etc.
Programação disponível em www.subtropikal.com.br


Curta:
Festa de encerramento Subtropikal
Onde: Ópera de Arame
Quando: 22 de julho, das 16:00 às 00:00
Atrações: Baiana System, Mulamba e Caê Traven 


Informações e credenciamento de imprensa: contato@subtropikal.com.br