Onde estudar produção musical no Brasil - 10/08/2017
Por: Rodrigo Rodríguez e Danuza Azevedo

A procura por cursos para DJs sempre foi muito grande no Brasil, desde os anos 90. Quem não se lembra das extintas World Music e Eleventh no Rio? Até o Senac tinha seu curso e a Universidade Estácio de Sá abriu turmas também para aulas de discotecagem e mixagem nos seus cursos gratuitos de férias anos atrás.

Mas hoje em dia não basta as escolas oferecerem apenas esses cursos para formação de DJs, mas também de produção musical por completo, pois é o que os alunos e futuros produtores musicais e audiovisuais estão buscando. Influenciadas e até inspiradas em grandes escolas mundiais como a Dubspot, a Point Blank e a Scratch DJ Academy nos Estados Unidos, listamos aqui algumas das principais do pais.

 

makemusicnow_500

 

A escola de produção musical Make Music Now revolucionou a forma de estudar online. Idealizada pelo produtor Felippe Senne, o curso foi desenhado por ele através de uma simples inspiração: todas as dúvidas e anseios quando ele ainda era um iniciante no ramo. Tanto em relação ao conteúdo, linguagem e sequência das aulas, quanto também às demais ferramentas interativas do curso, como o fórum de discussão, o grupo fechado no Facebook e também os “desafios criativos" do curso, onde os alunos são estimulados a produzir através de competições internas. O Make Music Now tem diversos cursos e o mais novo é o Next Level, onde o produtor aprende mais a fundo sobre marketing pessoal, carreira e posicionamento.



“Outra coisa que gosto e faço muito através da Make Music Now, baseado nos meus anseios, é divulgar as boas produções dos alunos através de nossas mídias, dando aquele empurrãozinho a mais no início da carreira dos produtores que se interessam em ingressar na cena eletrônica, pois como todos sabem, sair do anonimato pode ser tarefa dura sem o devido apoio. E fico muito feliz de ver grandes talentos nascendo da nossa comunidade, como o duo Cat Dealers (#5 do Brasil), JØRD (que acaba de lançar a track “Heads Above”), Blazy, Evokings, Danne, entre muitos outros”, diz Senne.


 

19221613_1416629788413717_3492601796273855721_o_500

 

Em Curitiba, a Aimec se consolida como uma das principais escolas do país, com cursos presenciais e online, tendo levado para casa diversos prêmios RMC por vários anos. Com conselheiros como Camilo Rocha, Fernando Olsen e Fabricio Peçanha, iniciou suas operações em 2004 e foi fundada por Ilan Kriger, Rafael Araújo, Rafael Gadotti e Leonardo Arlant. Hoje em dia está presente em 7 sedes pelo Brasil. Discotecagem e produção musical são o foco dos principais cursos. O blog da Aimec dá várias dicas e notícias sobre lançamentos, equipamentos,  softwares e eventos. Confira abaixo, o workshop da Aimec com o Vintage Culture, publicado em 2014.


 




Em São Paulo, a DJ Ban é uma das mais respeitadas e antigas escolas do Brasil, oferecendo cursos de produção com softwares como Ableton Live, Maschine e Logic, além dos cursos de DJ, VJ e coaching musical.

 

No Rio, a Loop Escola de Som se consolida também como uma das principais escolas do país, com aulas de DJ, produção musical, mixagem & masterização, teclado e Pro Tools. A Iatec oferece diversos cursos de produção, acústica, captação de som e gravação. A Estácio de Sá tem também a sua faculdade de produção fonográfica, com duração de 2 anos e meio onde o aluno aprende maiores detalhes não só a parte de produção, mas também sobre estratégias do mercado, carreira artística, toda a parte fonográfica sobre gravadoras e editoras e aprende a tocar diversos instrumentos.

 




O DJ Gustavo Magri também fundou recentemente seu curso para DJs no club Fosfobox, no Rio, junto com o sócio da casa, Cabbet Araújo e o DJ Saulo Ferraro.



“A idéia do nosso curso é qualificar esse mercado que está em grande expansão e necessitando de um norte. O mais bacana aqui são dois pontos: fazemos uma festa com todos os alunos tocando, pra que eles se formem ali, vendo o que acontece na pista e pegando essa experiência e dali já tenham bastante noção de como conduzir uma noite, além de certa visibilidade no mercado. O outro, é que fazemos as aulas em vinyl também”, diz Gustavo.


 

image1_500_02
Foto: Marwin José Magno - MJM

 

Em 2016, o DJ Meme lançou também seu workshop de produção musical, que teve salas lotadas e a participação de grandes nomes do mercado como Gabe, Flow & Zeo e Bernardo Novaes, e a House Mag esteve lá fazendo a cobertura. Leia a matéria da época aqui.


Estudio Sonica Sound em Florianópolis


Além de tocar nos melhores festivais do país, Jean Bacarreza, Sisto e o duo Hippocoon, formado por Iaell Mayer e Rafael Jacques, também transmite seu conhecimento através da Sônica Sound. O estúdio de criação e desenvolvimento de novos talentos já tem dois anos de história e em esse ano ganha uma nova sede em Florianópolis.


Repassar esse conhecimento de uma maneira diferenciada e com contato direto com o aluno, focando em aulas individuais ou dupla são os grandes diferenciais da escola, que já formou 30 produtores musicais e 10 Djs.


A nova sede fica no bairro Parque São Jorge em Floripa. O novo espaço faz parte de reestruturação da escola, que está passando por um processo de profissionalização e ampliação. Agora são três estúdios de produção e uma sala própria para as aulas de discotecagem.


A Sônica desenvolveu um método de ensino próprio, voltado para produção de música eletrônica. O primeiro passo dado pelos produtores professores é a identificação do gosto musical do aluno. “Com isso damos as aulas aprofundando no gênero e mostrando caminhos para se chegar ao resultado desejado, prezando pela criatividade e qualidade da música composta”, contam.


Na escola estão disponíveis dois tipos de curso: Produção de Música Eletrônica, com carga horária de 48h divididas em 16 aulas de 3h e o de Mixagem para Dj`s, com carga horária de 16h divididas em oito aulas de 2h. Para dar início aos estudos não é necessário ter nenhuma formação inicial, a única sugestão ao aluno é pesquisar vídeos e tutoriais do seu interesse para que as aulas sejam mais dinâmicas. “Já tivemos alunos sem nenhuma experiência e que já estão se destacando no mercando com som de qualidade e lançamentos em gravadoras pelo mundo a fora”.


A sede da Sônica ainda oferece hospedagem para os alunos, facilitando assim a vida de quem vem de outras cidades e estados para aprender. Além disso, a escola também vai oferecer serviços de press kit, criação de identidade visual e workshops mensais, com artistas e produtores convidados. “Nosso esforço é para preparar e mostrar o melhor caminho que um artista precisa seguir para se destacar no mercado, passando por diversas etapas. Fazemos durante o curso debates sobre comportamento, marketing, estilo, identidade visual, identidade artística, rede social e encaminhamento para gravadoras, enfim mostramos todos os caminhos que ele pode seguir para se tornar um artista completo”.



 

Fernando Lima Music
A escola fica localizada na rua Augusto de Macedo Costa 117 na zona norte da capital paulista.
A escola Fernando Lima Music oferece cursos básicos, avançados e de mixagem e masterização.

curso é totalmente individual, e não focamos em apenas um estilo, mas vários. É super importante aprender de tudo um pouco para um melhor aproveitamento criativo e intuitivo do aluno. Os cursos são individuais, porque acreditamos que cada pessoa tem o seu tempo, e cada curso é formatado para atender as necessidades de cada aluno dentro de suas dificuldades.


Além disso temos o curso de mixagem e masterização que tem como intuito despertar a verdadeira arte dentro de cada aluno sendo imprescindível o estudo adequado de várias técnicas de compressão e equalização além de exercícios que tem como objetivo instigar a criatividade.
Todos os alunos ao término do curso tem suas faixas lançadas no Beatport como um incentivo.

fernando_lima_studio_500_01



Links: