Oito curiosidades sobre o Solomun que talvez você não saiba - 13/11/2017

Por Camila Giamelaro


A notícia da semana não poderia ser outra: Solomun está chegando ao Brasil!


Considerado um dos maiores nomes da House Music atual, Solomun é um grande sucesso por vários motivos, desde seu jeito caricato de dançar e suas longas performances mundo afora, até ser o nome por detrás de um dos selos mais relevantes do mundo, o Diynamic.


Amanhã (14) ele começa sua passagem pelo país como headliner na festa HUSH, a primeira edição de uma festa criada e produzida por Be-On Entertainment, Kontrol Agency, Plusnetwork e Deep Entertainment, e já prometeu que não fará um set com menos de 3 horas, comemorando seu retorno à cidade de São Paulo após dois anos de sua última passagem. Depois ele ainda passará pelo aniversário do de 15 anos do Warung Beach Club (17) e pela Milk (18) em Santa Catarina.


E pra comemorar essa minitour pelo país, pesquisamos algumas curiosidades sobre o excêntrico e amado DJ e produtor Solomun.


Ele tem um primeiro nome


Só é difícil descobrir a pronúncia correta: Mladen Solomun.


Ele não é alemão


Apesar de às vezes ele ser erroneamente citado como "o grande alemão", Solomun não nasceu na Alemanha. Ele se mudou para lá com seus pais quando ainda era criança e foi na cidade Hamburgo, onde ele cresceu, que ele descobriu a música eletrônica e se encolveu na cena ainda quando adolescente. Claro que quando ele fala inglês sai com um forte sotaque alemão, mas ele nasceu em Travnik, uma cidade que fica a cerca de 90 km de Sarajevo, na atual Bósnia e Herzegovina.


Ele já foi um DJ de matinê


Quando tinha apenas 16 anos, Solomun teve suas primeiras experiências como DJ tocando em uma festa chamada House of the Youth, uma festa para menores de idade.


Foi convidados para jogar na seleção alemã de futebol com menos de 16 anos


Quando era jovem, Solomun era um atleta afiado e um jogador de futebol talentoso - tanto que ele foi convidado a jogar na seleção sub-16 alemã. No final das conta ele recusou. Apesar de ter passado grande parte de sua vida na Alemanha, ele ainda sentia uma forte conexão com sua terra natal e não se sentia confortável jogando por outro país. Se ele tivesse aceitado essa proposta, provavelmente ele faria parte do time que nos presenteou com o infame 7 x 1 na Copa de 2014.


Ele não é gigante, mas é bem alto


Não é só por suas habilidades musicais na cabine que Solomun se destaca. Ele tem 1,90 m de altura. Talvez seja exatamente por ser tão grande que ele é um dançarino um tanto quanto "desajeitado"...


Um homem de muitos talentos


Todos conhecemos a proeza da Solomun nas cabines ao redor do mundo, bem como sua capacidade como produtor musical e já mencionamos suas habilidades de futebol. No entanto, ele também se arriscou em outras áreas antes de encontrar sua verdadeira vocação. Seu primeiro emprego foi em uma construtora quando ele ainda pensava em seguir os passos do pai nos negócios,  mas logo ele percebeu que seu destino estava em outro lugar. Antes de descobrir a música eletrônica, seus impulsos criativos também o levaram a abrir uma empresa de produção cinematográfica com alguns amigos, e eles chegaram a produzir e dirigir uma série de curtas-metragens. Solomun ainda é um grande fã de filmes e considera o cinema um hobby. Suas habilidades para a sétima arte são apresentadas em alguns vídeos de seus próprios hits, com "Kackvogel", para o qual ele ofereceu uma contribuição artística considerável.



A música que o inspirou a começar toda sua história foi...


Solomun afirma que a track que o inspirou para começar a tocar e produzir música eletrônica foi "Bohannon" de Antonelli, que ele ouviu sendo tocada ao vivo pelo produtor original na primeira festa de música eletrônica que ele foi na vida em Hamburgo. Conferindo esta música dá pra sentir a forte influência que Antonelli teve na carreira musical da Solomun.



O Boiler Room de Solomun é lendário!


Transmitido e gravado em janeiro de 2015, o Boiler Room de Solomun se tornou o segundo vídeo mais visto da história do streaming. O vídeo está chegando a incríveis 30 milhões de visualizações e perde apenas para o desempenho histórico de Carl Cox que tem cerca de um milhão de views.