Alguns eleitos são mestres da discotecagem, outros estão levando a produção musical a novas proporções. Mas todos têm algo em comum: são artistas que conquistaram um lugar no coração do público, que saiu durante todo o ano para assistir às suas apresentações favoritas. Conheça os primeiros colocados do TOP50 Brasil 2015:
RANKING 2015
01 - ALOK
Natural do Distrito Federal, Alok é filho de DJs pioneiros na música eletrônica nacional:
Ekanta e Swarup. Por isso, desde pequeno passou a frequentar o meio, sendo assim influenciado por grandes artistas. É embaixador do lendário festival Universo Paralello, na Bahia, em que é responsável pela pista “UP Club Stage”. Fora do Brasil, já integrou o lineup de clubs e festivais na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Lituânia, Holanda, Áustria, Estados Unidos, Mexico, Chile, Argentina e Peru. Recentemente, mais um grande feito soma-se a esta lista: a posição de número 44 do tradicional ranking da revista Inglesa DJ Mag, junto de nomes como Jack Ü, Major Lazer, Porter Robinson, Eric Prydz, Carl Cox, Disclosure e Daft Punk.
02 - VINTAGE CULTURE
Com 21 anos de idade, e dois de carreira, Lukas Ruiz - o produtor por trás do projeto - tem se dedicado na criação de uma característica claramente nu-disco, que mistura o synth pop retro com as sonoridades inconfundíveis do deep-house. Inspirado na música dos anos 80 e 90, teve influência de nomes como Depeche Mode e Kraftwerk. Sexto colocado em 2014 e com várias gigs mensais em todo o Brasil, já passou por países como Egito, França, Rússia, África do Sul, Inglaterra, Sri Lanka, Canadá, Espanha, Turquia, Taiti e Austrália. Esta é a história da ascensão meteórica do jovem artista Vintage Culture que, com sua música, em menos tempo do que se comemora um novo ano, conquistou o mundo.
03 - FELGUK
Os cariocas Felipe "Fel" Lozinski e Gustavo "Guk" Rozenthal estão na estrada conquistando o publico, e as pistas, desde 2007. Não atoa, durante 2011 a 2014, marcam presença como um dos poucos brasileiros a figurar o badalado ranking TOP 100 da revista inglesa DJ Mag, Outro destaque, vai para o hit "2nite". Em 2010 a faixa foi cobiçada pelos produtores do EDC quem entraram em contato para fazer da música, o tema do evento. Campeões em 2013, vice em 2014, cerca de 200 apresentações por ano, o Felguk soma participações no Tomorrowland, Lollapalloza e Burning Man, alem de tours por todo o Brasil, e diversos cantos do EUA e Europa.
04 - VICTOR RUIZ
Muito embora ainda esteja em seus 20 e poucos anos, sua carreira artística como DJ e produtor de música eletrônica já o levou a atravessar o Brasil inteiro e parte do mundo para promover uma sonoridade reconhecidamente autoral. Foi o início do que se consolidaria como uma expressiva onda musical de larga inspiração em Victor, que trouxe muitas experiências e, consequentemente, maturidade ao artista. Vigésimo oitavo colocado em 2013, e décimo lugar em 2014, tem visto seus projetos alcançarem cada vez voos mais altos.
05 - FTAMPA
Produzindo profissionalmente desde 2010, a música faz parte de sua vida desde os 13 anos de idade. O seu trabalho se transformou e conquistou não só mais público e importância no cenário musical, mas também foi visto e tocado por nomes como DV & LM, Fedde Le Grand, Knife Party, Dyro e Quintino. Terceiro colocado em 2014, o ano de 2015 já marcou a sua estreia no inédito Rock In Rio Las Vegas, Tomorrowland Brasil (onde se apresentou no Main Stage e Revealed Stage), Tomorrowland Bélgica e Life In Color Ibiza.
06 - GABE
Seus primeiros sucessos vieram de nomes e gêneros diferentes, aos quais Gabe ainda mantem hoje uma fluência de dark techno, envernizado de baixos acessíveis, vocais e batidas house dançantes. Enquanto viaja e se apresenta em mecas da dance music como o Warung, Bar25/Katerholzig (Alemanha) e festivais em locais tão remotos quanto a Austrália, também administra o selo Zero Eleven Music. Membro do eminente duo Velkro, e décimo segundo colocado em 2014, esse homem ocupado não planeja descansar tão cedo.
07 - RENATO RATIER
Atuante desde 1996, divide o tempo entre empresário da noite e DJ, estando sempre presente no lineup de grandes eventos pelo mundo. Ele é a pessoa por trás do D-Edge - club que criou há 15 anos em Campo Grande - MS, e que hoje tem sede em São Paulo -, colocando o Brasil na rota mundial da nata da cultura da música eletrônica. Quinto colocado em 2014, e após um 2015 intenso de apresentações, tem na sua marca registrada a versatilidade colocada à prova inúmeras vezes, garantindo noites inesquecíveis onde quer que ele toque.
08 - ILLUSIONIZE
Pedro H. Mendes é o nome por trás do projeto Illusionize. Com lançamentos em algumas das mais conceituadas gravadoras da atualidade como Defected Records, Bunny Tiger, Cr2, LouLou Records e Cuff, vem conquistando um espaço entre grandes da cena, com seu próprio estilo de música. Um dos seus hits mais recentes, “Bass” se tornou uma das músicas mais tocadas no ano de 2014/2015. Estreante no ranking, tem recebido suporte de artistas como Claude VonStroke, Carl Cox, Green Velvet, Jamie Jones, Tale Of Us, dentre outros.
09 - VOLKODER
Décimo quarto colocado em 2014 e com releases por selos como Toolroom, Suara, Snatch! OFF, Material e Hot Creations, além do seu primeiro álbum autoral no mesmo ano, fizeram com que DJs como Carl Cox, Jamie Jones, Marco Carola, Luciano e Pete Tong executassem suas faixas, emplacando assim 15 delas no Top100 do Beatport. Tamanho sucesso rendeu-lhe os prêmios de “DJ Revelação” e “Melhor Produtor/Remixer” no RMC 2015. Honras que estimulam ainda mais Volkoder a arquitetar uma carreira brilhante por ainda muitos anos.
10 - CHEMICAL SURF
Formado pelos irmãos Lucas & Hugo Sanches, em 2014 ganharam reconhecimento internacional após assinarem contratos por importantes gravadoras como Kittball, Toolroom, Bunny Tiger, Cuff e Armada Music, além de King Street, Go Deeva, Kontor, Recovery Tech, entre outras. Quadragésimo sétimo colocado em 2014, e com apresentações frequentes nos principais clubs e festivais do Brasil, o Chemical Surf é sem dúvidas um dos nomes que estão no “spotlight” da música eletrônica atualmente.
11 - DASHDOT
12 - FABRICIO PEÇANHA
13 - HNQO
14 - FABO
15 - ELEKFANTZ
16 - ANNA
17 - GUI BORATTO
18 - GROOVE DELIGHT
19 - MARCELO CIC
20 - DAZZO
21 - GABRIEL BONI
22 - BRUNO BARUDI
23 - REPOW
24 - GUSTAVO MOTA
25 - ALEX STEIN
26 - JOHNNY GLOVEZ
27 - FLOW & ZEO
28 - LEO JANEIRO
29 - CHAPELEIRO
30 - DO SANTOS
31 - DIRTYLOUD
32 - TROPKILLAZ
33 - MANDRAKS
34 - LIFE IS A LOOP
35 - ANDERSON NOISE
36 - EARSTRIP
37 - E-COLOGYK
38 - ANTONIO EUDI
39 - JAKKO
40 - DOOZIE
41 - RAUL MENDES
42 - W.A.O.
43 - HOT BULLET
44 - WOO2TECH
45 - FRACTAL SYSTEM
46 - SOLDERA
47 - VIKTOR MORA
48 - BRUNO BE
49 - DEVOCHKA
50 - DASH GROOVE