Por: Anderson Santiago
Nossos hermanos colombianos e mexicanos, assim como nós, também não têm nada do que reclamar quando o assunto são bons festivais eletrônicos em 2017.
Uma das novidades que invade a capital Bogotá e a Cidade do México nessa semana que vem (dias 17 e 18/3, ambos na mesma data) é o conceituado The Social, evento criado pelo DJ britânico Nic Fanciulli, que é sediado originalmente na Inglaterra (na cidade de Maidstone, a 50 km de Londres) há cinco anos.
Considerado um “festival boutique”, como os ingleses chamam os festivais menores, geralmente independentes, que ocorrem em locações inusitadas em meio à natureza no interior ou mais longe da capital (alternativa a gigantes como o Glastonbury, por exemplo), e evento nos últimos anos cresceu bastante, fazendo com que Fanciulli tivesse a ideia de expansão.

“Nos últimos cinco anos, o público do The Social passou de 5.000 pessoas para quase 250.000 pessoas em 2016. Felizmente, eu tenho um bom relacionamento com gente na Colômbia e do México e, no ano passado, cerca de 10 dos meus amigos do México estavam fazendo grandes festas nos dois países. Sabíamos que muitos dos artistas vão para o Winter Music Conference (WMC), em Miami, então pensamos que o melhor momento para fazer isso era a semana antes de todos se dirigirem à conferência. Nunca foi um sonho chegar à América Latina, isso simplesmente aconteceu. É esquisito, mas estou superanimado.”, disse Fanciulli à Billboard no fim do ano passado, quando anunciou a novidade.

Ele ainda falou um pouco sobre o diferencial de seu evento: “Não há muitos festivais que são de propriedade e administrados por DJs. Somos autofinanciados, temos de fazer tudo sozinhos. Não temos grandes patrocínios, e o que tentamos trazer é realmente som de qualidade para tornar o festival o mais bacana possível.”

O resultado disso é um line-up sempre arrebatador, o que se repetirá nas duas edições latinas, que, apesar de ocorrer nos mesmos dias, estão parecidíssimos. Quem encabeça a escalação é o mestre Carl Cox, amigo pessoal de Nic que o incentivou a levar o festival para a América Latina, uma vez que costuma fazer poucas gigs por aqui.
Além dele, Bogotá terá shows de DJs como Loco Dice, George Fritzgerald, Pete Tong e Delano Smith, além de Nic e um time estelar.
Já no México, Cox e Fanciulli tocam ao lado de The Martinez Brothers e Damian Lazarus, entre muitos outros. Para ver o line-up completo e obter mais informações sobre o festival, visite o site.
A HOUSE MAG estará no The Social da Colômbia realizando a cobertura ao vivo para vocês!! Fiquem ligados a partir de quinta-feira que vamos mostrar tudo. Mas antes, seguem algumas curiosidades que fazem desse evento tão charmoso, um festival diferenciado e especial que já nos conquistou:

Festival boutique com consciência sustentável:
1 – O The Social tem uma pegada forte com a sustentabilidade. Na edição colombiana, duas áreas chamam atenção: uma em que será montada uma exposição sobre a cannabis, planta popularmente conhecida como maconha. Chamado de Cannabis Revolution, trata-se de um espaço “de educação e respeito a uma planta sagrada que foi mitificada da pior maneira na nossa sociedade e pode salvar o nosso planeta”.
2 – Além disso, haverá espaço para mostrar e discutir sobre fontes de energia renováveis. A área “Energias Renovables” terá expositores dos Estados Unidos, do Peru e da Colômbia para mostrar como eles estão substituindo o uso de combustíveis fósseis por energia renovável.
3 – O Hippy Market, um grande mercado a céu aberto, é outra inciativa que prioriza pequenos empresários e expositores para montar seus estandes e vender suas coisas –seja comida, roupa, presentes etc. Uma bela iniciativa para fomentar o comércio local e autoral em detrimento de grandes marcas e empresas já consolidadas.
4 – Além dos três palcos, a edição de Bogotá também terá um espaço espiritual, chamado de “Templo de Gaia”. Quem quiser dar uma descansada da música e dar uma descansada e renovada numa pegada zen tem um espaço à disposição. Durante dois dias, a programação neste local, com palestras e aulas, é intensa, veja:

5 – E pra finalizar, assistam o after movie do ano passado:
Fica a torcida para que Nic Fanciulli também lembre que o Brasil seria um ótimo lugar para sediar uma nova edição do The Social, dado o momento de recuperação que o mercado local está passando. Alguém tem dúvidas? E podemos apostar que ele virá mais cedo do que esperamos, quem quer? Façam suas apostas também!
