A crise vivida pelo serviço de streaming musical Soundcloud parece estar longe do fim. Em meio a todos os problemas de deleção de faixas e sets por causa de direitos autorais, o site está sendo agora processado pela Performing Rights Society for Music, sociedade britânica que representa os direitos autorais de seus músicos associados.
Em e-mail destinado aos seus membros, a PRS for Music afirma estar tomando medidas legais contra o Soundcloud depois de cinco anos de tratativas mal sucedidas para que o site pague pelos direitos autorais dos músicos representados pela sociedade. “Infelizmente, a organização (Soundcloud) segue negando o fato de que precisa de uma licença da PRS for Music pelo seu serviço no Reino Unido e na Europa, o que significa que não está remunerando nossos membros quando a música deles é disponibilizada na plataforma do Soundcloud”, declara a carta.
“Nós enviamos uma lista ao Soundcloud com 4.500 músicas de nosso repertório que estão disponíveis no serviço […]. Pedimos que eles adquirissem uma licença para cobrir esse uso […]. O Soundcloud então respondeu que havia removido 250 das nossas músicas.”
Você pode ler o e-mail inteiro da PRS aqui.